Concursos públicos oferecem 12.873 vagas
É possível escolher entre carreira militar, trabalhar em prefeitura ou conseguir espaço no Ministério
Os concursos públicos com inscrições abertas oferecem 12.873 vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Quem está interessado em seguir carreira militar tem chance tanto na Aeronáutica quanto no Exército e, também, na Polícia Militar. Na Aeronáutica, são 542 oportunidades para mecânica de aeronaves, material bélico, comunicações, fotointeligência, guarda e segurança, eletricidade e instrumentos, equipamento de voo, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, desenho, estrutura e pintura, eletromecânica, metalurgia, bombeiro e controle de tráfego aéreo.
O candidato deve ter concluído ou estar em condições de concluir o ensino médio e não ter menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2014. O curso de formação de sargentos da Aeronáutica é ministrado sob regime de internato, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá.
Até do dia 8 de julho, o Exército recebe inscrições para 1.350 vagas no curso de formação de sargentos na Escola de Sargentos das Armas. As áreas são de combatente/logística, aviação, música e saúde. O curso é dividido em períodos básico e de qualificação. O primeiro, com duração de 34 semanas, ocorrerá no estado de São Paulo, aqui em Jundiaí e Pirassununga. O segundo, com duração de 43 semanas, será em Taubaté. Mais informações pelo site www.esa.ensino.eb.br.
Já a Polícia Militar tem 220 vagas para aluno oficial no bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública, no curso de formação de oficiais. Os candidatos devem ter, no máximo, 26 anos de idade, exceto se já integrante da PM do Estado de São Paulo, ter concluído o ensino médio ou equivalente, altura mínima de 1,65 m para homens e de 1,60 m para mulheres. A Polícia Civil também tem 22 oportunidades para atendente de necrotério policial. O candidato precisa ter ensino fundamental. O salário é a partir de R$ 2.278,05.